sexta-feira, 27 de maio de 2011

01QO6- TEATRO " O CISNE"


NO DIA 01/06 A TURMA FE5 IRÁ  ASSISTIR A PEÇA DE TEATRO:
 " O CISNE"
VALORES:    INGRESSO    =R$ 7,00
                    TRANSPORTE =R$ 2,00
ACOMPANHE ABAIXO DADOS
SOBRE A OBRA...
Cia. de Teatro Entre Linhas
(Novo Hamburgo/RS)
Teatro de bonecos infantil
Espetáculo de animação que utiliza o recursodo teatro de sombras. A forma inusitada detrabalhar com silhuetas é acompanhada de
uma sensível trilha sonora, que funciona comofio narrativo para a história, criando o ambientepara esta versão do conto de Hans Christian Andersen. Balardim.


PEÇO QUE OS RESPONSÁVEIS ENVIEM AUTORIZAÇÃO E OS VALORES MAIS TARDAR SEGUNDA-FEIRA, 30/05.
O Patinho Feio,Direção: PauloAdaptação: Mario Pirata. Trilha sonora:Cláudio Veiga. Classificação: Livre. Duração:40 minutos.

O Cisne

quinta-feira, 26 de maio de 2011

dia 30/05: AULA NORMAL

ATENÇÃO PAPAIS E MAMÃES!!!
DIA 30 DE MAIO TERÍAMOS O CONSELHO DE CLASSE DA TURMA E , POR ISSO,
OS ALUNOS NÃO TERÍAM AULA.
A ESCOLA SE ORGANIZOU DE OUTRA
 FORMA E TEREMOS
 AULA NORMALMENTE NESTE DIA.
AGUARDEM NOVA DATA PARA O
 CONSELHO DE CLASSE.
ATENCIOSAMENTE
PROFE CRIS

sábado, 21 de maio de 2011

DIA 23/05:

TURNO ÚNICO!!

AULA DAS 7H30 ÀS 9H20

DE ACORDO COM CALENDÁRIO ESCOLAR...

PREPAREM AS VESTIMENTAS UAI...


NOSSA FESTA DE SÃO JOÃO SERÁ NO DIA 18 DE JUNHO, DAS 13HORAS ÀS 18HORAS.
TEREMOS PIPOCA, QUENTÃO DE SUCO, SALSICHÃO NO PÃO, PASTEL, BOLOS, REFRI, PESCARIA, BOLA DA SORTE , BOCA DO PALHAÇO, DISCOTECA E CADEIA.
VENHAM SE DIVERTIR, TRAGAM A FAMÍLIA TODA( VÓ, VÔ,DINDOS, VIZINHOS, TIO, TIA...)
RESERVEM A DATA E PREPAREM AS VESTIMENTAS: CAIPIRAS DE CALÇA RASGADA E PRENDAS COM FLOR NA CABEÇA, BOCHECHA PINTADA E TRANÇA.
PRESTIGIEM A MAIOR FESTA DA ESCOLA!!!

QUADRILHA: PRIMEIRA BRINCADEIRA

SEXTA-FEIRA, APÓS A HORA CÍVICA, O DIRETOR  AQUECEU AS TURMAS  FE5 E 1º ANO COM UMA INICIAÇÃO À NOSSA QUADRILHA.
FOI MUITO DIVERTIDO.
A MOLECADA DANÇOU EM RODA, OS CAIPIRAS ABANAVAM O CHAPÉU( DE CONTINHA) E AS PRENDAS SACUDIAM AS SAIAS( DE CONTINHA).
AO SOM DA QUADRILHA, ANDAMOS EM CÍRCULOS E AO CONTRÁRIO.
A CADA VIVA DO DIRETOR, NÓS GRITÁVAMOS: VIVA!!!
E VIVA SÃO JOÃO!!! VIVA!!!
E VIVA SANTO ANTÔNIO!!! VIVA!!!
E VIVA SÃO JOSÉ!!! VIVA!!!!
TEVE ATÉ CHUVA E COBRA( PULAAAAAAAA SENÃO ELA PEGA!!!)
FOI UM MOMENTO ESPECIAL DE INTERAÇÃO COM O DIRETOR, AS PROFESSORAS TATI E CRIS E OS PEQUENOS.
 NO NOSSO SEGUNDO ENSAIO IREMOS DANÇAR EM DUPLAS E ATRAVESSAR NA QUADRILHA.
AGUARDEM AS NOTÍCIAS.

QUEBRA-CABEÇA DO CORPO

PINTAMOS COM DETALHE O BONECO E A BONECA. EXPLORAMOS TODAS AS CORES DAS NOSSAS CAIXINHAS DE LÁPIS DE COR.
PINTAMOS O FUNDO E PUDEMOS CONSTATR QUE, QUANDO PINTAMOS O FUNDO, A FIGURA REALÇA E FICA MAIS BONITA.
TODOS ESTAVAM CONCENTRADÍSSIMOS E CAPRICHANDO. A ATIVIDADE  OCUPOU DUAS AULAS, POIS TRABALHAMOS COM CALMA E OUDEMOS  IR CONVERSANDO E EXPLORANDO AS LIMITAÇÕES DA IMAGEM E OBSERVAMOS O BONECO(A) DE ACORDO COM NOSSAS CARACTERÍSTICAS.



DEPOIS.........
TROCAMOS AS PEÇAS ENTRE OS COLEGAS E BRINACMOS DE MONTAR:
*BONECOS COM PARTES NORMAIS PINTADAS POR SEUS DONOS
*BONECOS COM PARTES NORMAIS TROCADAS COM AS PEÇAS DOS COLEGAS 
*BONECOS MALUCOS( COM PEÇAS FORA DA ORDEM ) 
*BONECOS ESQUESITOS( COM PEÇAS VIRADAS)





NESTA ATIVIDADE EXPLORAMOS TAMBÉM;
-NÚMERO DE  PEÇAS;
-SEQUÊNCIA DE PEÇAS;
-CLASSIFICAÇÃO DOS PARES( PINTURAS IGUAIS)
-ORDENAÇÃO DOS PARES(TRIOS)


FEIJÃO NO POTINHO DE IOGURTE

CONECTANDO NOSSOS ESTUDOS COM O DIA DAS MÃES E O NOSSO CORPO, UMA ATIVIDADE COMPRABATÓRIO DE OBSERVAR, EXPERIMENTAR E CONCRETIZAR RAPIDAMENTE  A  FORMAÇÃO DA VIDA É O CRESCIMENTO DO FEIJÃO NO COPINHO DE IOGURTE.
ISTO TAMBÉM NOS REMETE A IDEIA DE QUE TUDO VEM DE ALGO . PARA NOSSA ALEGRIA, CADA UM COLOCOU UM POUQUINHO DE ALGODÃO EM VOLTA DE 2 GRÃOS DE FEIJÃO. EM SEGUIDA MERGULHOU NA ÁGUA E DEPENDUROU EM NOSSO QUADRO DE MUDINHAS DE FEIJÃO( FEITO POR UMA MOLDURA DE ESPELHO QUEBRADO E COM AUXÍLIO DE UM CLIPS PARA FIRMAR NO FIO DE NYLON)
OBSERVEM A FORMA DIFERENTE DE ORGANIZAR A EXPERIÊNCIA E ESPECULAR A CURIOSIDADE DA CRIANÇADA, POIS ESTE "HORTA AÉREA" ESTÁ NO ALTO E PRECISA SER IMAGINADA PARA DEPOIS SER VISTA...

ESPERANDO A VEZ DE MOLHAR SEU COPINHO...



LEIA MAIS ABAIXO:

 Vamos aprender a plantar um feijãozinho?
Você vai precisar de:
Um copo plástico descartável




Cerca de 5 gramas de algodão esterilizado (para evitar a proliferação de fungos e bactérias)





 Dois grãos de feijão





Água





Como plantar!

Primeiro você precisa umedecer o algodão com a água. Depois forre o fundo do copo descartável com o algodão umedecido.
Coloque seu feijão sobre o algodão, coloque o copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando água sempre e aos pouquinhos.
Mais ou menos em 3 dias a raiz começará a aparecer e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer.
Mudando de lugar

Mas nada de deixar o feijão lá para sempre hein? Quando o feijão atingir cerca de 20cm, é a hora de retirar o feijão do copo pois ele já esta bem grandinho e a reserva nutritiva já acabou. Se ele continuar no algodão pode até morrer.
Ai é só você procurar um lugar com bastante terra, pode ser no seu jardim, na casa do vovô ou da vovó, na casa do vizinho (só se ele deixar hein?)
Nesta etapa você vai precisar da ajuda de um adulto para cavar um buraco de cerca de 10cm de diâmetro, por 10cm de profundidade.
Regue bem seu feijãozinho e depois de alguns meses ele já estará lindo e bem grandão.
Quem sabe você também não entra na história como aconteceu com João e o Pé de Feijão?


retirado do site: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/dicas/2003/09/10-feijao/


OBS:  NOSSA PRÓXIMA ETAPA, DEPOIS DA MUDA GERMINADA, ONDE CADA UM LEVARÁ PARA CASA SEU COPINHO, ONDE CONTINUARÁ CUIDANDO DA PLANTINHA... ABRINDO ESPAÇO PARA QUE POSSAMOS PLANTAR FLORES EM OUTROS POTINHOS E UTILIZAR A MOLDURA PARA FAZER MUDAS .
HÁ TAMBÉM UMA TAMPA DE CAIXA EM ESPERA... IREMOS PLANTAR ESPECIARIAS, CASO ALGUÉM TENHA MUDA EM CASA FICARÍAMOS FELIZES COM A DOAÇÃO.

EDUCAÇÃO FÍSICA






NA AULA DE QUARTA-FEIRA TIVEMOS UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIFERENTE: COM MATERIAL NOVO...
A PROFE CRIS TROUXE BOLINHAS DE TÊNIS E PUDEMOS EXPLORAR A TEXTURA, O TAMANHO E OS PIQUES ALTOS QUE ELA DÁ.
ALGUMAS ATIVIDADES RETRATARAM ISTO .
AS CRIANÇAS JOGARAM A BOLA AO ALTO.
ARREMESSARAM E TENTARAM PEGAR.
JOGARAM EM DUPLAS , UMAS PARA AS OUTRAS.
JOGARAM EM C´RICULO UMAS PARA AS OUTRAS E TAMBÉM ATRAVESSAMOS A QUADRA PICANDO A BOLA E PEGANDO-A NA MÃO E JOGANDO DENOVO.
VIRAM QUE FOLIA!!


MAS LOGO EM SEGUIDA A PROFE DISSE: "- QUEM CONSEGUE ESCONDER SUA BOLINHA!!!!!!! VAMOS VER? QUEM CONSEGUIR LEVA A BOLINHA ATÉ A SALA DE AULA, NO NOSSO TREM,,,
OLHEM BEM:

ENFIM, CHEGANDO NA SALA  E EM DUPLAS RINCAMOS DE FAZER MASSAGEM USANDO A BOLINHA NO COPRPO DO COLEGA.
COM MUSICA DE NINAR, OS AMIGOS QUASE NANARAM... ESPIEM:







QUE CUTIE-CUTIESSSSS

CULINÁRIA: MOUSSE DE MARACUJÁ

SEMANA PASSADA FIZEMOS UM DELICIOSO E VITAMINADO SUCO DE LARANJA COM BERGAMOTA.
OS ALUNOS BERNARDO E FELIPE TROUXERAM MARACUJÁS.
ENTÃO NESTA CULINÁRIA FAREMOS 1 MOUSSE SABOROSO COM SUCO DE MARACUJÁ, CREME DE LEITE E LEITE CONDENSADO.
ACOMPANHEM PELAS FOTOS:


ORGANIZAÇÃO DA MESA:
INGREDIENTES
COPINHOS




VAMOS USAR:


1 LEITE CONDENSADO

1 CREME DE LEITE

1 COPO DE SUCO DE MARACUJÁ( BATEMOS A FRUTA NO LIQUIDIFICADOR E COAMOS)


LAVAMOS O COPO DO LIQUIDIFICADOR E BATEMOS TODOS OS INGREDIENTES
COLOCAMOS NOS COPINOS E LEVAMOS À GELADEIRA.
MASSSSSSSSS
ANTES DE LAVAR  A LOUÇA ... OLHA QUE LAMBIDINHA GOSTOSA!!!!



JÁ NA HORA DO LANCHE, DO MESMO DIA, APÓS A ORAÇÃO CADA UM PODE EXPERIMENTAR O MOUSSE FEITO POR TODOS DA TURMA.
ALGUNS RESISTIRAM E PREFERIRAM N´~AO PROVAR.
JÁ OUTROS COMERAM 3 COPINHOS, E AINDA O EDUARDO E O BERNARDO LEVARAM  UMA PROVINHA ATÉ AS TIAS DA ESCOLA, PROFESSORAS CÍNTIA E TATI  E DIRETOR... ELES GOSTARAM E TIA ROZANE PEDIU A RECEITA,POIS GOSTOU MUITOS!




terça-feira, 17 de maio de 2011

SITE DA ESCOLA

QUERIDAS FAMÍLIAS!!
A TURMA FE5 ESTÁ NO SITE DA ESCOLA.
ESPIEM OS TRABALHINHOS FEITOS PELOS ALUNOS, USANDO O KOLOURPAINT...
ACESSEM EM : http://emefsaojoao2011.pbworks.com/w/page/40121002/FE5

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O CORPO FALA


OLHEM SÓ ESTE VIDEO DA TURMA DA MÔNICA...
ASSISTIMOS NA AULA DE TERÇA ANTES DOS JOGOS COOPERATIVOS COM O CORPO.
QUE SENSAÇÕES OS AMIGUINHOS SENTIRAM NESTA ATIVIDADE?
NÃO DEIXEM DE PERGUNTAR AOS PITOCOS.

NOSSOS ROSTOS

HOJE A TURMINHA  MONTOU SEU ROSTO EM FOLHA COM TAMPINHAS, LÃ E GIZ DE CERA.
CONFIRA NO CORREDOR DA ESCOLA COMO FICARAM.
A ISABELLE, AO ME ENTREGAR O SEU, LOGO DISSE: "_TOMA CUIDADO PROFE QUE O MEU É DELICADO!"
A ALICE LOGO GRITOU: _" AI AI AI OLHA O CABELINHO DO MEU!!!"
QUE SARRO.
ESTAS CRIANÇAS SÃO TUDO DE BOM!!!!
EU AMO VOCÊS!!!

domingo, 15 de maio de 2011

INFORMÁTICA 16/05

NA AULA DE 16 DE MAIO EXPLORAMOS O SOPFTWARE GCOMPRIS E MONTAMOS O ROSTO DO PINGUIM, DO CARA DE BATATA E  DE PINGUIM.
APÓS, CADA ALUNO CRIOU O SEU ROSTINHO NO COMPIUTADOR.



sexta-feira, 13 de maio de 2011

COFRINHOS EM CASA!!!

ATÉ QUE ENFIM CONSEGUIMOS CONCLUIR NOSSOS COFRINHOS.
AGORA CADA UM DEVE ALIMENTÁ-LO E DEIXÁ-LO GORDINHO PARA O DIA DA CRIANÇA.
MAS O LEGAL DE TUDO É IRMOS( PROFE E  FAMÍLIA) CONVERSANDO SOBRE AS ECONOMIAS E O CUIDADO COM O DINHEIRO. EDUCAÇÃO FINACEIRA PODE ESTAR VINCULADA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES.
ACOMPANHE ABAIXO:

Blog > Educação Financeira > Cuide do futuro agora: educação financeira infantil

Cuide do futuro agora: educação financeira infantil

Publicado por Bernadette Vilhena em 24.2.2010 na seção Educação Financeira, Pedagogia Econômica
, , , ,


Cuide do futuro agora: educação financeira infantilTemos recebido muitos e-mails de pais interessados no projeto Dinheirama Kids. Para nós, é uma alegria perceber essa preocupação em relação a um tema tão importante a ser vivenciado dentro da família e nas escolas. Desde pequena, a criança precisa se interar e ser motivada em relação às questões financeiras de uma forma saudável e consistente.
O principal valor a ser introduzido é o conceito, muito bem colocado pela psicóloga econômica Vera Rita de Mello: “Comportamento financeiro é qualquer tipo de escolha que envolva recursos finitos”. Tal constatação vai além do que se relaciona ao ato de somente cuidar bem do dinheiro; ele envolve sustentabilidade e responsabilidade frente aos grandes desafios trazidos pela globalização. Para mais detalhes, leia a entrevista que fizemos com a Profa. Vera Rita aqui no blog ( http://dinheirama.com/blog/2010/02/24/cuide-do-futuro-agora-educacao-financeira-infantil/).
Para ilustrar esse modelo de comportamento, repare no seguinte exemplo: não adianta você ensinar seu filho a economizar o dinheiro[bb] que ganha de mesada se, freqüentemente, ele costuma demorar demais no banho, desperdiçar comida ou não fechar a torneira enquanto escova os dentes! Ou pior, exigir uma ação ou comportamento dele que você, como pai ou mãe, não valoriza em si mesmo(a).
A importância da educação financeira desde cedoO alto nível de consumismo observado entre jovens e crianças alerta sobre quais os fatores que estariam contribuindo para aumentar esse índice. Além de questões psicológicas tão bem estudadas pelos pesquisadores da área, a falta de conhecimento relativo ao universo financeiro também contribui para o endividamento e as famosas compras sem necessidade!
A família tem um papel primordial no desenvolvimento global das crianças. Cabe aos pais ou responsáveis a introdução de hábitos saudáveis de consumo e o desenvolvimento das habilidades financeiras de suas crianças. Tudo com muito carinho, paciência, bom humor e principalmente respeitando as fases do desenvolvimento infantil.
É preciso iniciar a alfabetização financeira de forma lúdica, por meio de brincadeiras e sabendo que atos valem mais que palavras. Explico: as crianças são excelentes observadoras, aprendem por imitação e lembram-se durante muito tempo das brincadeiras infantis. Elas reproduzem o meio social em que vivem, repetem gestos, comportamentos e até a fala dos adultos com os quais convivem.
Assim, antes de começar a falar sobre dinheiro com suas crianças, procure perceber como você lida com as questões financeiras no cotidiano familiar. O dinheiro é motivo de discussões constantes ou meio de união em torno de um objetivo comum? Você diz ao seu filho que não tem dinheiro para nada, mas no shopping “vai às compras” aproveitando as promoções? Como anda o seu exemplo quando o assunto são as finanças[bb] da família?
O poder das palavras
Outra questão interessante é o impacto das palavras no universo infantil. Normalmente, o que um adulto diz para uma criança quando ela pega uma moeda do chão? “Deixa isso ai menino, dinheiro é sujo!”. Gosto bastante de citar a frase que a mãe do Navarro usou quando ele era criança e passou por isso: “Guarda essa moeda meu filho, porque um dia você vai ter muitas outras!” Percebem a diferença de abordagem? Acho que não preciso dizer mais nada.
É preciso buscar um novo significado para as questões relacionadas ao dinheiro. As crianças possuem imensa capacidade de aprendizagem e concebem a vida com leveza e disposição para ir além. Nelas, as resistências são menores e a motivação é sempre alta. Então cabe aos adultos fornecerem ferramentas adequadas para que elas desenvolvam a inteligência econômica.
Muitos pais se frustram ao perceberem que seus filhos não lidam bem com questões financeiras, principalmente quando eles entram na faculdade e precisam administrar bem os recursos disponíveis. Pois é, o segredo para mudar este quadro passa pelo conhecimento oferecido desde pequeno, através de muito diálogo e bons exemplos.


De acordo com as fases do desenvolvimento infantil, as habilidades financeiras podem ser trabalhadas. Abaixo algumas informações baseadas nos estudos da escritora americana Susanna Stuart - autora do livro "Ensine Seu Filho a Cuidar do Dinheiro" (Gente) - que poderão ajudar na condução de algumas atividades para crianças de 3 a 8 anos:
  • 3/4 anos: pouco interesse pelas questões relacionadas ao dinheiro. Gostam de moedas e suas cores. As brincadeiras podem girar em torno de classificação por tamanho e cor;
  • 5 anos: distinguem moedas e começa a associar dinheiro e compra. Vive o aqui e agora. Lições simples como brincar de lojinha ou ter um cofrinho são bem vindas;
  • 6 anos: distingue moedas e reconhece valor maior e menor. O dinheiro ainda é algo imediato, ele compra coisas. Não tem muita noção de poupar e esse hábito pode ser introduzido juntamente com a primeira mesada;
  • 7 anos: quer ganhar o próprio dinheiro, faz pequenas compras. Momento para ter uma caderneta de poupança. Incentivos em procurar itens no supermercado são bem vindos nessa fase;
  • 8 anos: algumas demonstram grande interesse pelo dinheiro, querem saber preço de tudo e conseguem guardar a mesada para compra algum item de maior valor. Idade ideal para discutir sobre os desejos a serem realizados a partir do hábito de poupar.
  • RETIRADO DO BLOG: http://dinheirama.com/blog/2010/02/24/cuide-do-futuro-agora-educacao-financeira-infantil/

OLHEM NOSSOS PORQUINHOS!!!







TÁ CERTO QUE HÁ PORCOS-ELEFANTES,PORCO-MONSTROS MAS TUDO VALE!!!

SUGESTÃO DE SITE PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM JOGOS E BRINCADEIRAS ON LINE: http://brincandonarede.com.br/