PROJETO: EU AMO OS ANIMAIS!!
Tema:
Os animais e a Educação Infantil
Os animais e a Educação Infantil
Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências Boas maneiras e Sentimentos, Ed. Artística e Literatura Infantil
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências Boas maneiras e Sentimentos, Ed. Artística e Literatura Infantil
Duração:
Novembro a dezembro
Novembro a dezembro
Temas Transversais:
Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Turma
Etária 5 anos/educação Infantil
Etária 5 anos/educação Infantil
Professoras:
Cristiane Krummenauer, Lívia .Alves e Adriana Breindenbach
Cristiane Krummenauer, Lívia .Alves e Adriana Breindenbach
Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.
A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.
A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
O passeio(Zoológico) facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
O passeio(Zoológico) facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Objetivos:
- Definir de diversos animais suas principais características;
- Diferenciar vertebrados e invertebrados;
- Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
- Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Conceitos:
- Comparar diversos tipos de animais através da observação;
- Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
- Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
- Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Procedimentos:
- Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
- Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
- Classificar animais;
- Desenvolver atividades lúdicas;
- Desenvolver atividades matemáticas;
- Montar jogos, tabelas e gráficos;
- Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
- Estabelecer ordem crescente e decrescente;
- Comparar pesos e medidas;
- Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
- Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
- Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
- Associar escrita de nomes , letras ;
- Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
- Visitar um Zoológico
Atitudes:
- Preocupar-se com a preservação da natureza;
- Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
- Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
- Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
- Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
- Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
- Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
- Identificar como vivem os animais.
Atividades:
- Dinâmicas de grupo;
- Pesquisas;
- Leituras informativas;
- Jogos diversos;
- Quebra - cabeça;
- Calendários;
- Atividades matemáticas;
- Seqüência de figuras;
- Desenhos dirigidos e espontâneos;
- Recorte e colagem;
- Observação e relatórios;
- Cruzadinha;
- Caça- palavras;
- Produção de texto;
- Dobraduras(origami);
- Máscaras, fantoches e dedoches;
- Móbiles;
- Músicas;
- Poesias;
- Liga pontos;
- Pinturas;
- Listagens;
- Dramatizações;
- Leituras diversas;
- Passeios relacionados ao tema;
- Mímicas;
- Fábulas, contos, histórias;
- Bingo dos animais;
- Painéis, tabelas e gráficos;
- Uso do tangran
- Adivinhações.
Atividades:
- Dinâmicas de grupo;
- Pesquisas;
- Leituras informativas;
- Jogos diversos;
- Quebra - cabeça;
- Calendários;
- Atividades matemáticas;
- Seqüência de figuras;
- Desenhos dirigidos e espontâneos;
- Recorte e colagem;
- Observação e relatórios;
- Cruzadinha;
- Caça- palavras;
- Produção de texto;
- Dobraduras(origami);
- Máscaras, fantoches e dedoches;
- Móbiles;
- Músicas;
- Poesias;
- Liga pontos;
- Pinturas;
- Listagens;
- Dramatizações;
- Leituras diversas;
- Passeios relacionados ao tema;
- Desenho espontâneo;
- Mímicas;
- Fábulas, contos, histórias;
- Ditado diagnóstico;
- Painéis, tabelas e gráficos;
- Uso do tangran
- Adivinhações.
Passeios:
¨ Jardim Zoológico
¨ Teatro: Peça da FESTA NO CÉU
Exposições:
¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola
Apresentações de :
¨ Peças Teatrais- teatro de natal
¨ Dedoches
¨ Fantoches
¨ Contando histórias
¨ Músicas
¨ Fotos
¨ Jardim Zoológico
¨ Teatro: Peça da FESTA NO CÉU
Exposições:
¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola
Apresentações de :
¨ Peças Teatrais- teatro de natal
¨ Dedoches
¨ Fantoches
¨ Contando histórias
¨ Músicas
¨ Fotos
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
- Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
- Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
- Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
- Dados registrados com referência direta com o aluno ou em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário